Quando a última vez que foi feita a limpeza da caixa d’água da sua casa? Se você não sabe a resposta, saiba que a falta de limpeza e de cuidados com a caixa d’água resulta na criação de limo, lodo, entre outros resíduos e pode servir de alojamento para animais pequenos e insetos como o mosquito da dengue.
Segundo a ANVISA, a caixa d’água deve ser limpa de forma semestral, garantindo uma água potável, de qualidade e livre de impurezas prejudiciais à saúde.
Caixas d’água maiores normalmente encontradas em condomínios, edifício comerciais e empresas, é necessário contratar sempre um prestador de serviço especializado por questões de segurança, entretanto em residências a limpeza da caixa d’água pode ser realizada pelos próprios donos de forma prática e simples, seguindo o passo-a-passo elaborado pelo Ministério da Saúde.
PASSO 1:
Feche o registro e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas.
PASSO 2:
Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.
PASSO 3:
Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
PASSO 4:
Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
PASSO 5:
Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.000 litros de água.
PASSO 6:
Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório.
PASSO 7:
Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e do domicílio.
PASSO 8:
Tampe bem a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
PASSO 9:
Anote a data da próxima limpeza do lado de fora da caixa.
Para um controle maior sobre limpeza de caixa d’água recomenda-se avaliar a qualidade da água através de análise microbiológica e físico-química, garantindo que a limpeza foi bem executada.
Portanto organize-se e saiba quando realizar a limpeza da caixa d’água.