No calor da maioria dos estados brasileiros, o ar condicionado se tornou um item indispensável, principalmente em escritórios e empresas que querem garantir a produtividade e o bem-estar dos funcionários, porém é imprescindível a realização da manutenção de ar condicionado para contar com um serviço livre de malefícios a saúde.
Com a grande concorrência do mercado, os aparelhos de ar condicionado estão cada dia mais modernos e acessíveis, entretanto, é fundamental atentar-se à manutenção de ar condicionado para manter a qualidade adequada do ar.
Acompanhe agora o nosso post e aprenda que cuidados você precisa ter após a instalação equipamento.
Como deve ser a realizado a manutenção de ar condicionado?
O primeiro passo para manter o climatizador funcionando corretamente é saber exatamente como está a qualidade do ar. Para isso, é preciso realizar uma análise microbiológica em diferentes pontos do ambiente.
Com o resultado em mãos, é possível detectar substâncias prejudiciais a saúde e eventuais problemas ou defeitos que seu aparelho apresente, tornando o serviço de manutenção de ar condicionado mais eficaz. Veja a seguir como proceder no segundo caso.
No Brasil já existe a legislação específica que trata dos padrões de qualidade do ar climatizado (Resolução RE 09 – Anvisa) para lugares de acesso público ou coletivo. Realizar a manutenção de ar condicionado junto da análise de qualidade do ar é a única forma de estar dentro da lei e evitar eventuais multas e possíveis transtornos para a imagem de seu estabelecimento.
Atente-se, a limpeza deve ser periódica
Não adianta realizar a limpeza do equipamento de ar condicionado apenas uma vez. É preciso respeitar o periocidade do cronograma de higienização e buscar o método adequado de serviço.
Veja abaixo o cronograma de manutenção de ar condicionado definido pele Anvisa.
- Limpeza mensal: casa das máquinas e bandeja de condensado;
- Limpeza trimestral: serpentinas de aquecimento,resfriamento e umidificador;
- Limpeza semestral: ventilador.
Lembrando que a tomada de ar externo e filtros devem ser limpos mensalmente, e se a empresa optar por modelos descartáveis, eles deverão ser trocados a cada três meses no máximo.
Em grandes prédios comerciais, é necessário contratar uma empresa especializada para realizar a limpeza e manutenção, com expertise no serviço e, claro, que trabalhe de acordo com as normas exigidas pela Anvisa. Atualmente, já podem ser usados até mesmo robôs comandados via controle remoto, que realizam a higienização e pulverizam bactericidas e fungicidas no equipamento, garantindo que a saúde das pessoas não seja comprometida.
Quais os riscos de uma manutenção de ar condicionado realizada incorretamente?
Ao realizar a limpeza do aparelho fora das normas da Anvisa, o ar condicionado se torna um verdadeiro vilão para a saúde. Com isso, é possível que grande número de funcionários tenha problemas respiratórios.
A limpeza adequada previne desde pequenas alergias até as doenças do aparelho respiratório graves, como a pneumonia e outas infecções. A contaminação é feita através de bactérias e fungos, que se proliferam dentro dos filtros e dutos do ar refrigerado e passam para o ambiente de trabalho. As doenças têm cura e o tratamento é realizado através do uso de antibióticos, no entanto, quando não tratadas a tempo, pode levar a problemas mais graves e até à morte.
O ar condicionado é sem dúvida é sinônimo de conforto e bem-estar, principalmente no clima do nosso país. Seu uso no ambiente doméstico, empresarial ou em órgãos públicos é sempre bem-vindo, porém, é preciso redobrar a atenção com a limpeza e higienização para que não haja comprometimento da saúde das pessoas.
Porém para locais de uso público e coletivo os cuidados não param na manutenção, conforme a Resolução RE 09 ANVISA é obrigatória a realização semestral da Análise da Qualidade do Ar para avaliar parâmetros de conforto como temperatura, umidade e velocidade do ar e localizar substâncias prejudiciais à saúde que podem passar desapercebidas no ar prejudicando a saúde dos ocupantes.
Solicite seu orçamento de Análise da Qualidade do Ar hoje mesmo e mantenha-se regularizado com a Resolução RE 09, evitando multas e zelando pela sua saúde e de todos ao seu redor.